Já pensou em virar um microempreendedor?

Com o crise econômica que já vivemos há alguns anos, milhões de pessoas ficaram desempregadas e procuram formas de ganhar dinheiro diante de um mercado de trabalho que não dá sinais de reação.

A alternativa para muitos – e que acaba se tornando permanente – e criar negócios próprios, com as suas habilidades e alguma reserva. Alguns são muito simples e dão um retorno que ajuda a pagar as despesas familiares.

Mas um fator em comum entre vários destes pequenos investidores é a informalidade: a burocracia e o custo para abrir um negócio e a alta carga tributária inviabilizam ao pequeno negócio tornar-se uma empresa regular.

Por este motivo, foi criado o programa Microempreendedor Individual, o MEI. Já pensou em virar um microempreendedor? Então veja neste artigo como o MEI pode melhorar sua vida num negócio próprio.

O que é o Microempreendedor Individual MEI?

É uma forma de enquadramento jurídico e tributário para pessoas que querem regularizar seu negócio e sair da informalidade, gerando um CNPJ.

Mais do que se tornar uma fonte de arrecadação compulsória para o Governo, o MEI traz algumas vantagens e benefícios para o microempreendedor.

Quais as vantagens e benefícios de ser um Microempreendedor Individual?

Sair da informalidade é por si só uma primeira e grande vantagem. Você passa a fazer parte de uma massa de empresas dos mais variados tamanhos e pode apresentar-se como um dono real do negócio, sem preocupações com fiscalizações neste sentido.

Mas existem mais algumas vantagens e benefícios:

Regularização Imediata

Para tornar-me microempreendedor individual, é só acessar o site do Portal do Empreendedor e informar os dados pedidos. A liberação do CNPJ é imediata, e com ele você poderá emitir notas fiscais e participar de concorrências de venda, entre outras coisas.

Emissão de Nota Fiscal

Esse é um grande benefício em relação a quem está na informalidade. Muitas empresas exigem emissão de nota fiscal para fazer seus pagamentos, além do Governo também – prefeituras e estados.

A emissão aumenta a sua base de clientes e coloca seu negócio em igualdade fiscal com os pequenos e micro negócios existentes.

Acesso a Linhas de Crédito

Como Pessoa Jurídica, seu negócio pode candidatar-se a empréstimos bancários privados e públicos que se enquadrem no seu setor e no faturamento.

É importante lembrar que emitindo notas fiscais, você gera informação oficial de faturamento, que é uma das informações que os bancos usam para conceder o crédito, o que não é possível estando na informalidade.

Possibilidade de Contratação de Pessoal

A legislação atual permite a contratação de um empregado, pelo salário-mínimo ou valo superior. Mas deverão ser pagos os direitos trabalhistas que este empregado tem, independente do regime fiscal da sua empresa.

Carga Tributária Baixa

O microempreendedor individual tem isenção de IRPJ, IPI, CSLL, PIS, COFINS e ISS patronal, além de pagar apenas R$1,00 de ICMS e R$5,00 de ISS.

O maior peso está no INSS individual, de 11% sobre o salário-mínimo, o mesmo valor que é pago pelos pequenos empreendedores do Simples.

Pouca Burocracia

O microempreendedor individual só tem uma obrigação legal, que é de apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional com a comprovação do seu faturamento.

Satisfação Pessoal e Valorização

Este sem dúvida é o maior benefício: você se torna parte oficial do mundo dos negócios, onde você poderá ser contratado por empresas nas mesmas bases dos demais empreendedores.

Isto aumenta suas possibilidades, motiva e ajuda você a crescer como empreendedor.

 

Veja afundo como é uma abertura de empresa antes de tomar essa grande decisão.

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

A 2Agency nasceu da união de especialistas do mercado de comunicação, marketing e internet que encontraram no digital a oportunidade ideal para criação, desenvolvimento de marcas, produtos e serviços.

Informações

  • Av. Treze de Maio, 2231. Cuiabá - MT.
  • (65) 2123-8745
  • contato@2agency.net

Todos os direitos reservados – 2Agency 2019